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Humanização do atendimento: a transformação da experiência do cliente

Que a tecnologia trouxe maneiras mais avançadas e eficientes de atender você já sabe. Mas apesar de toda a digitalização, Inteligência Artificial e inovações existentes, a necessidade de interações cada vez mais humanizadas nunca foi tão importante!

Entenda melhor sobre o que é a humanização do atendimento e a importância de implementar essa estratégia em sua organização.

O Que é Humanização no Atendimento ao Cliente?

Pense nessa situação: você teve um problema na compra de um produto e precisa falar com a empresa. Suas emoções estão a flor da pele, pois a compra era um presente e você deseja resolver essa situação o mais rápido possível.

Contudo, ao entrar em contato com a empresa você passa a receber apenas respostas padronizadas, até mesmo o agente humano parece seguir um script ao falar, tornando toda a experiência algo frustrante. Essa impessoalidade te traz a sensação de cuidado ou de falta de compreensão da empresa para com o seu problema?

Muitas empresas no desejo de otimizarem processos acabam adotando estratégias que, ao invés de tornarem o atendimento mais efetivo, acabam tornando-o excessivamente mecanizado, e, assim, o exemplo prático citado acima só tem um desfecho: cliente insatisfeito.

O atendimento humanizado é justamente a estratégia que visa ir em contramão a tudo isso, atendendo cada cliente de forma única e individualizada e não como apenas um número.

Mas o que isso significa? Na prática é sobre entender as necessidades e sentimentos específicos do cliente, os tratando de maneira atenciosa, empática e personalizada.

A importância do toque humanizado

Nós demos um exemplo de situação na qual o cliente queria resolver um problema específico, mas não é apenas nesses casos que a humanização se faz necessária. Durante toda a jornada do cliente é imprescindível que ele se sinta compreendido, receba mais respostas acolhedoras do que respostas prontas etc.

Esse tipo de abordagem no atendimento, além de gerar uma maior satisfação do cliente, é um grande incentivo para que ele enxergue sua marca como uma verdadeira aliada. Ou seja, além de melhorar a experiência, você tem a possibilidade de fidelizar o cliente!

Como Humanizar o Atendimento ao Cliente

Agora que você já entendeu a importância da humanização, vamos dar algumas dicas básicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos:

  • Colete e analise os dados: para que o atendimento seja individualizado você precisa CONHECER o cliente! Através da coleta de dados é possível analisar e entender pontos importantes como: padrões de comportamento, preferências (quais canais seus clientes mais usam? Quais são os produtos mais buscados?) e necessidades dos seus clientes e público-alvo.
  • Seja transparente: um fator importantíssimo para qualquer comunicação é a honestidade. Clientes gostam quando empresas são abertas e honestas sobre suas práticas. A sensação de estar sendo enganado, seja pelo marketing do produto/serviço ou durante o atendimento em si pode fazer com que o cliente se sinta desrespeitado e desista de prosseguir com a compra. Por isso, seja claro nas informações e esteja sempre de portas abertas para ouvir reclamações e sugestões.
  • Treine a sua equipe: os colaboradores que de fato atendem são a linha de frente da empresa. Eles que irão aplicar no dia a dia a abordagem mais humanizada, por isso é fundamental que toda a sua esteja alinhada em um mesmo objetivo. A equipe precisa estar totalmente por dentro do produto, conhecendo cada um de seus pontos positivos e negativos, para tirar as dúvidas que surgirem com mais agilidade.
  • Ouça os feedbacks: a prática de solicitar regularmente feedbacks dos clientes é bem interessante, mas mais importante ainda é analisá-los e, de fato, implementar as alterações sugeridas (que façam sentido para o negócio). Isso demonstra valorização da opinião de seus clientes e disposição para melhorar!

Conclusão

A humanização do atendimento ao cliente é uma prática poderosa que pode diferenciar sua empresa em um mercado cada vez mais digital. Ao tratar cada cliente como um indivíduo e demonstrar empatia e compreensão, você pode criar experiências de atendimento ao cliente que não apenas satisfazem, mas encantam as pessoas.

Agora é com você, faça a diferença em seu negócio e entre em contato com quem prioriza a humanização do atendimento ao cliente. É rápido, é fácil, junte-se a KAINOS BPOTECH!

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