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Transformando a experiência do seu cliente na Black Friday
Transformando a experiência do seu cliente na Black Friday

Ela está chegando! A Black Friday, data tão aguardada pelos consumidores e empreendedores, acontece no próximo mês. Além das vendas e queimas de estoque, você sabia que essa pode ser a sua chance de encantar o cliente através de uma boa experiência? Deixa que a gente te explica.

A data importada que cativou o brasileiro

Vindo direto dos Estados Unidos, Black Friday é um feriado tradicional bem consolidado por lá. Seu início no século XX se deu devido ao feriado de Ação de Graças e as compras que ocorriam após ele.

A data, que sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro, é famosa por trazer milhares de pessoas às lojas (ou atualmente aos sites), muitas dispostas a fazer loucuras (como dormir em filas, ou ficar acordado de madrugada visitando sites) para obter os melhores descontos.

Devido ao seu sucesso, a Black chamou atenção de muitos empreendedores, que resolveram trazer o conceito para o Brasil no ano de 2010. Sua primeira ação foi tímida, porém chamou a atenção de muitos, ganhando força ano após ano, até cair no gosto do brasileiro.

O cliente está disposto a comprar

Após a pandemia mundial e o isolamento social a Black Friday teve uma queda em seus números, devido à crise econômica e de saúde que vivemos. O ano de 2022 é o primeiro, desde então, a ter a campanha acontecendo sem restrição alguma e em um cenário mais perto do considerado normal, ponto bem positivo para o mercado.

As notícias são animadoras, já que os números mostram um aumento no número de vendas de diversos setores, desde o início da pandemia. O cliente está se preparando para gastar, de acordo com a Consumidor Moderno, 71% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday deste ano.

Além disso, existe um fator importantíssimo que pode alavancar ainda mais as vendas, a Copa do Mundo. O evento gera uma grande expectativa para o varejo, já que ocorrerá no final do ano (e não mais em meados de junho), unindo-se à Black Friday e movimentando ainda mais o setor.

As empresas precisam estar preparadas

Concordamos que as notícias são animadoras e que o cenário está perfeito para que essa Black Friday seja um sucesso, certo? Mas apenas para a empresa que estiver preparada para isso!

Uma das percepções mais importantes que tivemos a respeito do cliente brasileiro, é que ele está muito mais antenado e cauteloso. Seus hábitos tiveram uma grande mudança, antes suas compras eram nas lojas físicas, depois transitou para o digital e hoje já estamos na era phygital (o físico e o digital a serviço do cliente).

Ou seja, além de enfrentar um crescimento no número de consumidores, as empresas também precisam pensar em estratégias para que o atendimento e a experiência do cliente não sejam impactados de forma negativa, já que ele levará esses fatores em consideração.

A concorrência é grande, as promoções serão inúmeras, mas o seu atendimento, a fluidez do site e a organização do seu negócio podem fazer toda a diferença.

Para realmente aproveitar esse período e obter lucro as empresas precisam estruturar bem suas ações, já que terão um grande desafio ao atenderem a um público que volta desse período recluso de pandemia muito mais exigente, esperando uma comunicação e experiência de compra que o deixe satisfeito.

Experiência do cliente como diferencial

A Black Friday é a oportunidade que o cliente enxerga de poder comprar um produto muito desejado, por um preço bem menor. É o momento também em que muitos deles entrarão em contato com algum negócio pela primeira vez, e é aqui que pode ser a sua chance de não apenas oferecer um produto, mas de fato reter esse cliente, deixando-o encantado.

Já falamos um pouco em outros blogposts sobre a importância do Customer Experience, e seus benefícios. E por que não aplicar esse conceito na Black Friday?

Durante a campanha, o número de pedidos, problemas no servidor, demora e espera nas filas, maus atendimentos, entre outras aspectos, geram muita insatisfação, e isso pode te fazer perder clientes. Claro, instabilidades ocorrerão, mas é possível diminuir esse impacto com um atendimento de qualidade e uma jornada bem estruturada.

Esse pode ser o seu diferencial, além de ofertas, proporcionar uma experiência que realmente cative o consumidor. E aqui na KAINOS BPOTECH você tem o parceiro estratégico perfeito para a Black Friday! Oferecemos a solução de atendimento que você precisa com tecnologia e vantagens exclusivas.

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